Accessibility Tools
A cientista argentina Alen Litta iniciou um estágio de seis meses no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio do programa Move La América, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Médica formada pela Universidade Nacional de Rosário (UNR), na Argentina, Alen está atualmente no quarto ano de seu doutorado em Ciências Biológicas no Instituto de Fisiologia Experimental (IFISE-CONICET). Durante seu período na UFRJ, ela desenvolverá pesquisas sobre o papel da NADPH oxidase (NOX) na produção de estresse oxidativo no modelo de colestase induzida por Etinilestradiol (EE) em ratos.
O projeto será conduzido entre abril e setembro de 2025 e tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre os mecanismos celulares envolvidos na colestase, condição que compromete o fluxo biliar e pode levar a complicações hepáticas graves.
"Espero que esta seja uma experiência enriquecedora e que contribua para o meu desenvolvimento profissional", afirmou Alen Litta, que também destacou a importância da colaboração científica internacional para o avanço das pesquisas biomédicas.
O programa Move La América busca fortalecer a integração acadêmica e científica entre países latino-americanos, oferecendo oportunidades para que pesquisadores ampliem suas redes de cooperação e aprimorem suas formações em instituições renomadas.
Saiba mais sobre o Move La América AQUI.
A Aula Inaugural da Pós-Graduação de 2025, será ministrada pela Presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Professora Denise Pires de Carvalho, intitulada "Ciência, tecnologia e inovação como motor do desenvolvimento brasileiro: A importância da Pós-Graduação".
Data:08 de abril de 2025 (terça-feira)
Horário: 10h
Local: Auditório Professor Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão) - Av. Carlos Chagas Filho, 373, Bloco K - Prédio do Centro de Ciências da Saúde Campus Cidade Universitária, Rio de Janeiro – RJ
Não perca esta oportunidade de se integrar ao mundo acadêmico da pós-graduação.
A XXXIX Reunião Anual da FeSBE ocorrerá de 8 a 11 de julho de 2025 na UNICAMP, em Campinas/SP. O evento reunirá pesquisadores para palestras, workshops e apresentação de trabalhos na área das ciências biomédicas.
As inscrições e submissões de trabalhos estão abertas no site oficial: https://2025.fesbe.org.br. O evento também contará com premiações e oportunidades de networking. Empresas e instituições podem apoiar a iniciativa por meio de patrocínios.
A FeSBE espera reunir um público expressivo para debater avanços e desafios da biologia experimental.