Accessibility Tools

ptenes

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas – Fisiologia foi credenciado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em dezembro de 1996, nos níveis de Mestrado e Doutorado, que conduz à obtenção do título de Mestre em Ciências Biológicas (Fisiologia) e de Doutor em Ciências, com qualidade acadêmica e técnico-científica. O Programa possui nota 7 na CAPES e tem sido uma importante fonte formadora de profissionais qualificados para a docência e a pesquisa.

Nestes 29 anos de existência, formamos 274 mestres e 296 doutores cujas teses e dissertações sempre tiveram total aderência com as áreas de concentração e linhas de pesquisa. A qualidade de nossos egressos e nossa publicação com discentes mostra a qualidade dessas teses e dissertações e pode ser visto em detalhes nos itens a seguir. Durante o último quadriênio, a taxa de publicação por tese defendida se mantem alta, como é possível se avaliar numericamente pela quantidade de publicações de discente e egressos. Essas publicações apresentam índice de impacto importante com a grande maioria a ser classificada em extrato A do Qualis.

Em 2021, foram 23 artigos com discentes ou egressos como primeiro autor, sendo 19 em revistas Qualis A1 e A2.

Em 2022, foram 33 artigos com discentes ou egressos como primeiro autor, sendo 24 em revistas Qualis A1 e A2.

Em 2023, foram 21 artigos com discentes ou egressos como primeiro autor, sendo 14 em revistas Qualis A1 e A2.

Em 2024, foram 26 artigos com discentes ou egressos como primeiro autor, sendo 20 em revistas Qualis A1 e A2.

A expressiva produção científica de nossos discentes e egressos demonstra o compromisso institucional com a excelência acadêmica, evidenciado pelos 103 artigos publicados entre 2021 e 2024, dos quais 77 (74%) foram veiculados em periódicos de alto impacto (Qualis A1 e A2). Este índice notável de qualidade, com razão de 0,74 entre publicações de elite e total de publicações no quadriênio, reflete não apenas o rigor metodológico de nossa formação, mas também a capacidade de nossos estudantes em contribuir significativamente para o avanço do conhecimento em suas respectivas áreas.

Linha do Tempo - Ex-coordenadores

Topo