Accessibility Tools

ptenes

06 01 Fisiologia Bruss Reboucas Coelho Lima 2Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1998), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ - (2002), doutorado em Ciências Naturais pelo Instituto Max-Planck em Frankfurt, Alemanha (2010) e pós-doutorados em neurofisiologia na Universidade de Columbia em Nova York, EUA (2010-2014) e na UFRJ (2014-2017). Atualmente, é Professor Adjunto no Laboratório de Fisiologia da Cognição, Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, UFRJ. Investiga a atividade elétrica cerebral e suas correlações com o processamento visual, com o processamento motor, com sistemas atencionais, e com o comportamento. Possui experiência em registro eletrofisiológico intracerebral com múltiplos-eletrodos, tanto em primatas acordados em comportamento, como em animais anestesiados. Também possui experiência na coleta e análise de sinais neurais ao nível microscópico (i.e., registro de neurônios individuais no cérebro intacto), ao nível mesoscópico (i.e., registro de potenciais de campo local - LFP, compreendendo a atividade síncrona de pequenas redes de neurônios), e ao nível macroscópico (i.e., registro do encefalograma - EEG, compreendendo redes de milhões de neurônios). Tem especial interesse em processos cooperativos e dinâmicos da atividade neural, como as oscilações síncronas na faixa de 1-100 Hz. Trabalha com o paradigma que as oscilações neurais (assim como outros mecanismos ainda desconhecidos) coordenam e integram redes de neurônios em larga escala no cérebro. Tais processos integrativos subsidiariam os mecanismos atencionais e antecipatórios que fundamentam a percepção visual e o comportamento complexo. Mais recentemente, tem colaborado com o Centro de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança (CASMUC, Belém/UFPA) a fim de identificar marcadores funcionais para o autismo. Baseando-se na hipótese que oscilações neurais subsidiam processos integrativos, e que os transtornos psiquiátricos são o resultado de desconexões funcionais entre diferentes regiões cerebrais, buscamos descrever anomalias oscilatórias em pacientes diagnosticados com o autismo.

Laboratório: Fisiologia da Cognição (LFCOG)

Programa Temático: Neurobiologia

Linha de Pesquisa: Buscamos entender as bases neurofisiológicas que integram a atividade neural. Estamos especialmente interessados nos mecanismos atencionais que coordenam o processamento visual. Com o registro eletrofisiológico usando múltiplos eletrodos, captamos a atividade desde neurônios individuais até populações exibindo propriedades oscilatórias. A interação entre esses sinais forma a base da nossa investigação.

Modelo/Organismo de Estudo: Macacos e humanos. Espécies de macacos estudas: capuchinho (Sapajus apella), sagui (Callitrhix sp.) e rhesus (Macaca mulatta).

Principais técnicas/metodologias: Registro neuro-eletrofisiológico em macacos anestesiados e em comportamento. Traçadores neuro-anatômicos e processamento imunohistoquímico. Eletroencefalografia em crianças com autismo.

Telefone de contato: (21) 3938-6561

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

lattes  Lattes

Topo