Accessibility Tools
Possui graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2007), mestrado em Ciências Biológicas - Fisiologia (2009) e doutorado em Ciências Biológicas - Biofísica, ambos do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Pós-doutora na área de geração de células-tronco de pluripotência induzida a partir de células de sangue periférico humano para estudo de modelagem em canalopatias (UFRJ). Sua experiência na área de medicina regenerativa e citometria de fluxo resultou na publicação de 44 artigos científicos, autoria de 4 capítulos de livro e orientações e co-orientações de alunos de graduação, mestrado e doutorado. Atualmente é Professora Adjunta do CENABIO/UFRJ e Diretora da Unidade de Imageamento de Pequenos Animais desde 2020. Tem experiência na área de medicina regenerativa atuando nos seguintes temas: geração e caracterização de células-tronco de pluripotência induzida, diferenciação cardíaca com ênfase no estudo de doenças cardiovasculares, investigação dos mecanismos genéticos e celulares da cardiotoxicidade induzida por quimioterápicos em modelos in vitro (iPSC) e in vivo, além de estudos de modelagem de canalopatias utilizando iPSC. Desenvolve atividades ligadas ao empreendedorismo e inovação no que tange a diagnósticos genéticos em doenças cardiovasculares. É bolsista do programa Jovem Cientista do Nosso Estado, coordenadora adjunta da Rede Nacional de Genômica Cardiovascular e fez parte da Equipe de Desenvolvimento e Avaliação de Produtos da Rede Nacional de Especialistas em Terapias Avançadas, RENETA. Modelagem de doenças cardiovasculares em células-tronco de pluripotência induzida humanas, genômica de doenças cardiovasculares, medicina de precisão em cardiologia
Laboratório: Laboratório de Cardiologia Celular e Molecular – IBCCF e Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem – CENABIO
Programa Temático: Medicina Regenerativa
Linhas de Pesquisa: Estudo de mecanismos celulares e moleculares relacionados à cardiotoxicidade induzida por antraciclinas e ao envelhecimento; estudos de penetrância incompleta em doenças cardíacas hereditárias; genômica de doenças cardiovasculares na população brasileira; desenvolvimento de produtos de terapia avançada para doenças cardiovasculares; aprofundamentos técnicos em citometria de fluxo.
Modelo/Organismo de estudo: Células-tronco de pluripotência induzida humanas e obtenção de tipos celulares especializados a partir destas células
Principais técnicas/metodologias: Reprogramação celular; diferenciação celular; edição gênica por CRISPR-Cas9 e editor de bases; cultivo celular em biorreatores; sequenciamento genético de nova geração; citometria de fluxo.
E-mail:
Professor do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Formado em Biomedicina pela UNIRIO (2007), possui mestrado em Ciências Biológicas com ênfase em Biofísica (2009) e doutorado em Biofísica ambos pelo IBCCF (2013). Pós-Doutorado no Centro de Biotecnologia Molecular da Univesità di Torino, Itália (2014). Professor Visitante da Univesità di Torino, Itália (2018). Pesquisador Senior colaborador na Utrecht University, Paises Baixos (2019- Presente). Atuação em dois projetos principais: i) interação parácrina entre as células-tronco e as células renais, avaliando o potencial das células-tronco como terapia para doenças renais através da liberação de vesículas extracelulares e microRNAs.ii) Utilizo de organoides renais como modelo de doenças renais in vitro; iii) Efeito de vesículas extracelulares na modulação do microambiente tumoral.
Laboratório:
Programa Temático:
Linha de Pesquisa:
Modelo/Organismo de Estudo:
Principais técnicas/metodologias:
Telefone de contato:
E-mail:
Graduado em Ciências Biológicas (2005-2009). Obteve o título de Mestre (CAPES, 2010-2012) e de Doutor (CNPQ/FAPERJ NOTA 10, 2012-2016) em Ciências Biológicas - Fisiologia pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutorado Sandwich de 12 meses no Institut für Pathophysiologie / Universität Duisburg-Essen, sob orientação do professor Gerd Heusch, referência mundial em pesquisas sobre isquemia e reperfusão do miocárdio. Desenvolveu Pós-doutorado (CAPES,2016 - 2019) pelos institutos IBCCF / IBQM. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Campus Duque de Caxias Prof. Geraldo Cidade. Leonardo Maciel também é orientador credenciado ao programa de pós-graduação em Fisiologia do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho/UFRJ. Está vinculado a projetos relacionados a fisiologia e fisiopatologia aplicadas ao infarto agudo do miocárdio. Estudando os efeitos do pré-condicionamento (isquêmico, remoto e farmacológico), mecanismos de cardioproteção, função mitocondrial e estresse de retículo. Atualmente, tem projetos de pesquisa envolvendo toxicologia mitocondrial dos sistemas respiratório e cardiovascular. Leonardo Maciel é Jovem Cientista do Nosso Estado per Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo a Pesquisa (JCNE/FAPERJ).
Laboratório: Laboratório de Eletrofisiologia Cardíaca Antonio Paes de Carvalho
Programa Temático: Medicina Renegerativa
Linha de Pesquisa: Mecanismos fisiopatológicos do infarto agudo do miocárdio e os mecanismos de cardioproteção, tanto endógenos quanto exógenos; Fisiologia e a fisiopatologia mitocondrial no contexto do infarto e da insuficiência cardíaca, bem como os impactos da toxicologia mitocondrial. Transfusão de mitocôndrias como uma estratégia cardioprotetora no tratamento do infarto e da insuficiência cardíaca.
Modelo/Organismo de Estudo: Modelos in vivo e in vitro utilizando Ratos, camundongos e coelhos. Modelo humano, aplicando amostras humanas na ciência básica, isolamento de mitocôndrias humanas e coleta e análise de plasma humano pré-condicionado cardioprotetor.
Principais técnicas/metodologias: Isolamento e análise de função mitocondrial por oximetria e fluorimetria; Método de coração isolado de Langendorf (perfusão de coração isolado); Modelo cirúrgico in vivo de isquemia e reperfusão e insuficiência cardíaca, Eletrofisiologia cardíaca e mitocondrial, biologia molecular Western Blot.
Telefone de contato: (21) 3938-6555
E-mail:
Profa. Adjunta A do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou doutorado em Bioquímica pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (2012) e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Roraima. Realizou pesquisa de pós-doutorado no Instituto Butantan, Instituto do Coração (Incor - Faculdade de Medicina da USP), no Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (UFRJ) e na Mayo Clinic (Rochester, Minnesota, EUA). Tem experiência na área de biologia molecular do câncer, sinalização redox, metabolismo de NAD+ (nicotinamide adenine dinucleotide), função mitocondrial e alterações metabólicas induzidas por infecções virais. Sua linha de pesquisa atual está focada no metabolismo de NAD+, nicotinamida e outros metabólitos relacionados ao complexo vitamina B3 em contextos fisiológicos e patológicos. Índice h = 14 (Scopus).
Laboratório: Laboratório de Fisiologia Endócrina Doris Rosenthal (LFEDR)
Programa Temático: Fisiologia e Biofísica Celular
Linha de Pesquisa: Investiga a relação entre o metabolismo do dinucleotídeo de adenina e nicotinamida (NAD+) com função mitocondrial e homeostase hormonal tanto em contexto fisiológico quanto patológico (infecções virais, câncer, menopausa, exercício físico e outros).
Modelo/Organismo de Estudo: Camundongos, ratos, células em cultura e vírus (ZIKV, MAYV e outros).
Principais técnicas/metodologias: Dosagem de metabólitos, atividade enzimática, análises de expressão gênica, respirometria de alta resolução (função mitocondrial), análises histológicas, mineração de dados a partir de bancos de dados de domínio público.
Telefone de contato: (21) 3938-6552
Possui graduação em Farmácia pela UFRGS (2001), mestrado (2003) e doutorado (2009) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFRGS. Fez pós-doutorado no Departamento de Neurociencias da Universidade de Pittsburgh, EUA. Atualmente é professora associada no Programa de Graduação em Farmacologia da UFRJ, docente permanente junto ao PPG em Farmacologia e Química Medicinal e docente colaboradora do PPG Fisiologia, ambos da UFRJ.Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Neurofarmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: esquizofrenia, depressao, farmacologia comportamental, eletrofisiologia, dopamina, acetilcolina, desenvolvimento de fármacos neuroativos (ORCID 0000-0002-7027-3851; Web of Science Researcher ID K-7573-2012; Scopus Author ID: 57202387802).
Laboratório:
Programa Temático:
Linha de Pesquisa:
Modelo/Organismo de Estudo:
Principais técnicas/metodologias:
Telefone de contato:
E-mail: