Graduada na primeira turma de Fisioterapia da UFRJ (1998); realizou mestrado (2004) e doutorado (2008) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na área de Neurociências. Doutorado Sanduíche em Neuroimagem Funcional por Ressonância Magnética no Laboratory of Cognition and Emotion (Brown University-EUA) em 2006. Foi bolsista pelo Programa Nacional de Pós-doutorado (PNPD) da CAPES entre 2010 e 2011, trabalhando em projetos de neuroimagem funcional por ressonância magnética no Laboratório de Neurobiologia (UFRJ) em colaboração com o Laboratório Integrado de Pesquisa sobre Estresse (LINPES) do Instituto de psiquiatria da UFRJ. Em 2011 iniciou carreira docente na UFRJ no Programa de Neurobiologia, onde atualmente é professora associada. Foi chefe do programa de neurobiologia entre 2018 e 2019. Em 2019 foi contemplada com o edital PRINT da CAPES para intercâmbio científico com o Laboratório de Psicofisiología Humana y Salud na Universidade de Granada. Desenvolve pesquisas na interface entre ciência básica e clínica com foco em neuroimagem funcional e saúde mental, buscando investigar fatores de vulnerabilidade e proteção para a exposição a eventos traumáticos, assim como para a síndrome de Burnout, ansiedade e depressão. Atua também em diversas comissões para promoção da inclusão e diversidade nas ciências. É membro da diretoria do capítulo brasileiro da Organization for Women in Science in the Developing World (OWSD), do Comitê de Diversidade da Sociedade Brasileira de Neurociências e do Comportamento (SBNeC), da Comissão de Atenção à Saúde Mental da Pós-Graduação do IBCCF e da Comissão de Ações Afirmativas do Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental (PROPSAM) do Instituto de Psiquiatria (UFRJ). Coordena o projeto de extensão "Desconstruindo estereótipos: por uma sociedade mais justa e igualitária". Membro da Pós-graduação em Ciências Biológicas - Fisiologia (IBCCF-UFRJ) e do Programa de pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental (PROPSAM) do Instituto de Psiquiatria (UFRJ). Mãe de uma menina nascida em 2007.
Laboratório: Neurobiologia II (NEUROII)
Programa Temático: Neurobiologia
Linha de Pesquisa: A crescente violência nas grandes cidades é uma das principais preocupações da sociedade brasileira atual, constituindo um problema de saúde pública. A compreensão dos mecanismos neurofisiológicos envolvidos na percepção e reação a sinais de perigo no ambiente consiste em importante contribuição para a compreensão e o desenvolvimento de estratégias de tratamento e prevenção de transtornos mentais desencadeados pela exposição à violência urbana. Investigamos a reatividade psicofisiológica a estímulos visuais, analisando os fatores de vulnerabilidade e de proteção para o desenvolvimento do Transtorno de Estresse Pós-Traumático, que consiste na principal sequela associada à exposição a eventos potencialmente traumáticos. Utilizamos métodos de neuroimagem funcional e estrutural, além de reatividade cardíaca e estabilometria, associados a tarefas comportamentais.
Modelo/Organismo de Estudo: Humanos.
Principais técnicas/metodologias: Ressonância Magnética Funcional e Estrutural, Eletrocardiografia, Estabilometria, Tempo de reação manual, Psicometria.
Telefone de contato: (21) 3938-6556
E-mail: