Possui graduação em Licenciatura em Ciências - Biologia pela Universidade Federal de Viçosa (1978), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e pós-doutorado pela Université de Tours-França (1998). Atualmente é Professor Associado e chefe do Laboratório de Eletrofisiologia Cardíaca do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, UFRJ. Orientou 17 Mestres e 17 Doutores. Tem experiência nas áreas de Fisiologia e Biofísica, com ênfase em Eletrofisiologia Cardíaca, atuando principalmente nos seguintes temas: mecanismos cardioprotetores contra injúrias de isquemia/reperfusão miocárdica, remodelamento elétrico cardíaco induzido por exercício e esteróides anabólicos, cardiotoxicidade do mercúrio, mecanismos de gênese de arritmias cardíacas induzidas por fármacos, potencial terapêutico de células tronco na hipertensão arterial pulmonar e modulação de canais iônicos por auto-anticorpos. Integra a equipe de pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Pesquisa Translacional em Saúde e Ambiente na Região Amazônica (INPeTAm).
Laboratório: Eletrofisiologia Cardíaca Antônio Paes de Carvalho (LEFC)
Programa Temático: Medicina Regenerativa
Linha de Pesquisa: Mecanismos endógenos e exógenos de cardioproteção contra danos induzidos por isquemia e reperfusão miocárdica; hipertensão arterial pulmonar experimental; Ação de autoanticorpos chagásicos na eletrogênese cardíaca; hipertrofia e remodelamento elétrico cardíaco induzido por esteroides anabólicos.
Modelo/Organismo de Estudo: Coração e cardiomiócitos isolados, modelos animais (roedores) de doenças cardiovasculares.
Principais técnicas/metodologias: Eletrofisiologia, perfusão de coração isolado (Langendorff), hemodinâmica, miografia vascular, oximetria; espectrofluorimetria.
Telefone de contato: (21) 3938-6555
E-mail: