Accessibility Tools

ptenes

03 02 Fisiologia Leonardo Maciel de Oliveira Pinto 2Graduado em Ciências Biológicas (2005-2009). Obteve o título de Mestre (CAPES, 2010-2012) e de Doutor (CNPQ/FAPERJ NOTA 10, 2012-2016) em Ciências Biológicas - Fisiologia pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutorado Sandwich de 12 meses no Institut für Pathophysiologie / Universität Duisburg-Essen, sob orientação do professor Gerd Heusch, referência mundial em pesquisas sobre isquemia e reperfusão do miocárdio. Desenvolveu Pós-doutorado (CAPES,2016 - 2019) pelos institutos IBCCF / IBQM. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Campus Duque de Caxias Prof. Geraldo Cidade. Leonardo Maciel também é orientador credenciado ao programa de pós-graduação em Fisiologia do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho/UFRJ. Está vinculado a projetos relacionados a fisiologia e fisiopatologia aplicadas ao infarto agudo do miocárdio. Estudando os efeitos do pré-condicionamento (isquêmico, remoto e farmacológico), mecanismos de cardioproteção, função mitocondrial e estresse de retículo. Atualmente, tem projetos de pesquisa envolvendo toxicologia mitocondrial dos sistemas respiratório e cardiovascular. Leonardo Maciel é Jovem Cientista do Nosso Estado per Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo a Pesquisa (JCNE/FAPERJ).

Laboratório: Laboratório de Eletrofisiologia Cardíaca Antonio Paes de Carvalho

Programa Temático: Medicina Renegerativa

Linha de Pesquisa: Mecanismos fisiopatológicos do infarto agudo do miocárdio e os mecanismos de cardioproteção, tanto endógenos quanto exógenos; Fisiologia e a fisiopatologia mitocondrial no contexto do infarto e da insuficiência cardíaca, bem como os impactos da toxicologia mitocondrial. Transfusão de mitocôndrias como uma estratégia cardioprotetora no tratamento do infarto e da insuficiência cardíaca.

Modelo/Organismo de Estudo: Modelos in vivo e in vitro utilizando Ratos, camundongos e coelhos. Modelo humano, aplicando amostras humanas na ciência básica, isolamento de mitocôndrias humanas e coleta e análise de plasma humano pré-condicionado cardioprotetor.

Principais técnicas/metodologias: Isolamento e análise de função mitocondrial por oximetria e fluorimetria; Método de coração isolado de Langendorf (perfusão de coração isolado); Modelo cirúrgico in vivo de isquemia e reperfusão e insuficiência cardíaca, Eletrofisiologia cardíaca e mitocondrial, biologia molecular Western Blot.

Telefone de contato: (21) 3938-6555

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

lattes Lattes

Topo