Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal Fluminense (1979), doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e pós-doutorado em Terapia Celular na Doença de Chagas no Albert Einstein College of Medicine, Nova Iorque (2005) e Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020). É Professora Colaboradora da UFRJ e Professora Avaliadora do SINAES -INEP - Ministério da Educação. Atua na área de Fisiologia do sistema digestório, com ênfase em Fisiologia Hepática, na área de Biologia Celular, com ênfase em cultivo celular, e na área de Bioengenharia Tecidual, com ênfase na geração de fígados bio-artificiais. As áreas de destaque na pesquisa envolvem comunicação intercelular, células-tronco e terapias celulares hepáticas. Formou 35 mestres e 23 doutores. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Terapia Celular e Gênica (ABTCel-Gen: 2010-2012 e 2019-2021), Responsável Técnica Adjunta do Centro de Tecnologia Celular do Instituto Nacional de Cardiologia (CTC-INC) desde 2014, da comissão do Latin American Affairs Committee of Tissue Engineering and Regenerative Medicine International Society (TERMIS) desde 2018 e coordenadora adjunta da Rede Nacional de Especialistas em Terapias Avançadas RENETA-ANVISA desde 2020. Editou dois livros na área de células-tronco,19 capítulos de livros e mais de 97 artigos publicados em revistas de impacto internacional. É Cientista do Nosso Estado (CNE-FAPERJ).
Laboratório: Cardiologia Celular e Molecular (LCCM)
Programa Temático: Medicina Regenerativa
Linha de Pesquisa: Atua na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Cardiovascular e Hepática, na área de Biologia Celular, com ênfase em cultivo celular, e na área de Bioengenharia Tecidual, com ênfase na geração de fígados bio-artificiais. As áreas de destaque na pesquisa envolvem comunicação intercelular, células-tronco e terapias celulares em doenças cardíacas e hepáticas.
Modelo/Organismo de Estudo: Células-tronco: geração do células-tronco de pluripotência induzida (iPS), diferenciação em células hepáticas, Produção de matrizes biológicas hepáticas a partir da descelularizalção de fígados de rato, porco e humano, Recelularização das matrizes biológicas descelularizadas para estabelecimento de um fígado bioartificial funcional. Indução de modelos animais de Cirrose Hepática e Doença Hepática Gordurosa Não Acoólica, Modelos de hepatectomia parcial para o estudo da regeneração hepática. Modelo de co-cultivo de embriões murinos com células mesenquimais derivadas do sangue menstrual para o estudo da infertilidade. Utilização de células mesenquimais no modelo de infarto do miocárdio.
Principais técnicas/metodologias: Cultivo celular, Geração de iPS, Diferenciação tecido específica, Histologia, Imunofluorescência, Bioquímica, Técnicas cirúrgicas, Microscopia eletrônica, confocal, óptica e Apotome, Ultrassonografia, Ressonância magnética, Tomografia computadorizada, Citometria de fluxo, Descelularização e Recelularização de órgãos e tecidos, Proteômica.
Telefone de contato: (21) 3938-6559
E-mail: