Accessibility Tools

ptenes

06 01 Fisiologia Robson Coutinho da Silva 2Professor Titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui graduação em Licenciatura em Física pela UFRJ (1984), doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ (1996), pós-doutorado pelo Royal Free and University College Medical School, em Londres (2000-2002). É diretor do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho - UFRJ, bolsista produtividade do CNPq 1B, Cientista do Nosso Estado CNE/FAPERJ, secretário geral da Sociedade Brasileira de Imunologia e membro do comitê gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Saúde Cerebral. Publicou 202 artigos científicos, três livros e 22 capítulos de livro, possui índice h de 51 (H51 - google scholar). Orientou 28 doutorados, 29 mestrados e supervisionou 08 pós-doutorados. Foi coordenador do Programa de Imunobiologia do IBCCF / UFRJ (2006-2009 e 2016-2017), vice-diretor do IBCCF / UFRJ (2010-2012), coordenador adjunto do curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas do IBCCF / UFRJ (2007-2010), presidente fundador (2009-2012) e vice-presidente (2012-2015) da sociedade científica Clube Brasileiro de Purinas, presidente do museu de ciências Espaço Ciência Viva, na cidade do Rio de Janeiro (2013-2018) e Vice-presidente científico da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro - Cecierj (2020). É orientador permanente nos Programas de Pós-Graduação em Biofísica e em Fisiologia, ambos do IBCCF / UFRJ, e em Ensino em Biociências e Saúde, do Instituto Oswaldo Cruz / Fiocruz. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Celular e imunidade inata, atuando principalmente nos seguintes temas: sinalização purinérgica em doenças parasitárias e inflamatórias, sinais de perigo, imunomodulação, mecanismos de morte celular e divulgação científica.

Laboratório: Imunofisiologia (LIF)

Programa Temático: Imunobiologia

Linha de Pesquisa: Estudo da sinalização purinérgica na fisiopatologia de doenças inflamatórias e infecciosas. Através de uma abordagem multidisciplinar investiga-se a função dos nucleotídeos extracelulares e seus receptores como mediadores comuns dos sistemas imune e nervoso, bem como o seu potencial terapêutico nas patologias estudadas. Atua-se, também, em desenvolvimento de estratégias de divulgação científica.

Modelo/Organismo de Estudo: Modelos murino e humano.

Principais técnicas/metodologias: Western blot; RT-PCR; citometria de fluxo; dosagem de citocinas ELISA; microfluorimetria; microscopia confocal; Histologia; Imunohistoquímica; banho de órgãos; cultura celular

Telefone de contato: (21) 3938-6565

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

lattes Lattes

Topo